quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Experiencia: Coca Cola + Mentos



























Reagentes e material necessário

Coca-cola

Mentos

Procedimento experimental

Coloque duas bastilha de mento na garrafa de coca-cola

Explicação

Quando jogamos um Mentos na garrafa de Coca-Cola, a gelatina e a goma arábica da bala se dissolvem, quebrando a tensão superficial (dissipam energia para o sistema). O esquema do desenho é quebrado e as bolhas começam a se formar.

O Mentos, por sua vez, é uma bala extremamente porosa com milhares de buraquinhos na sua superfície – lugares ideias para as bolhas de gás carbônico se formarem. A bala quando cai na água, vai direto para o fundo, liberando mais e mais gás do refrigerante.

O gás é liberado em alta pressão, em milhares de bolhas e sem resistência por parte do líquido


Experiencia: Balão sugado


Material

Balão pequeno.
Garrafa de vidro.
Dois garfos.
Lamparina de álcool.
Tripé.
Rede.

Compostos

Água.

Procedimento

1. Deita, aproximadamente, uma colher de água na garrafa vazia.

2. Aquece a água da garrafa, com a ajuda da lamparina de álcool. (o aquecimento da água pode ser feito num microondas ou no fogão com intensidade de chama baixa. Não sujeitar o vidro a temperaturas muito elevadas porque este pode partir)

3. Deixa a água estar, durante dois minutos, em ebulição. (a garrafa vai estar muito quente e cheia de vapor no seu interior, por isso tem CUIDADO!)

4. Com a ajuda de dois garfos, retira a garrafa do aquecimento. (CUIDADO com as mãos, o vidro está muito quente)

5. Com muito cuidado, para não te queimares, coloca o balão no gargalo da garrafa. (o balão deve ser colocado perfeitamente na vertical)

6. Agora, deixa a garrafa arrefecer ao ar ambiente. (se quiseres acelerar o processo, podes adicionar água às paredes da garrafa. Adiciona água aos poucos, porque a garrafa pode partir devido à variação brusca de temperatura)

7. No final, podes verificar que o balão é sugado para o interior da garrafa. (se o balão não for bem colocado, este pode arrebentar prematuramente)
O porquê?

Um balão a entrar na garrafa sozinho? Este resultado lembra o da experiência: "A lata que implode". Na experiência da lata, entretanto, a mudança de estados da água é muito brusca, enquanto que nesta experiência pode-se acompanhar a evolução da condensação do vapor, graças à variação menos brusca da temperatura e ao balão.

Quando se aqueceu a água da garrafa, a sua temperatura foi aumentando, lentamente, até à temperatura de ebulição. Ao deixar a água em ebulição, durante algum tempo, o vapor gerado vai ocupar, praticamente, todo o volume

Experiencia: GARRAFA AMASSADA

MATERIAL:

1. Garrafa de plástico com tampa de rosca
2. Funil
3. Um pouco de água quente (peça para um adulto ajudar)
4. Recipiente com água fria

COMO FAZER:
1. Peça para um adulto colocar um pouco de água quente dentro da garrafa
2. Tampe a garrafa e coloque-a dentro do recipiente com água fria

O QUE ACONTECE:
A garrafa encolhe

POR QUE ACONTECE?

Quando a gente coloca água quente dentro da garrafa, acaba esquentando também o ar que está dentro dela. O ar aquecido contido na garrafa aumenta sua pressão e parte dele escapa e, quando fechamos, o ar que saiu não tem como voltar. O ar que ficou dentro da garrafa ao esfriar exerce menor pressão. Enquanto isso, as paredes de fora da garrafa são empurradas para dentro pela pressão atmosférica.



Experiencia: Fazer espuma



Ao misturar duas soluções produz-se uma grande quantidade de espuma.

Material necessário:

Provetas de 25 e 100 ml;

Reagentes:
Vinagre;
Detergente;
Bicarbonato de sódio;
Água.

Como proceder:
1. Coloque cerca de 25 ml de uma solução de vinagre com detergente numa proveta.
2. Coloque cerca de 25 ml de uma solução de água com bicarbonato de sódio numa outra proveta.
3. Misture as soluções numa proveta de 100 ml.
4. Observe.

Explicação:
A espuma é produzida pela libertação de dióxido de carbono da solução de detergente, quando o ácido acético do vinagre reage com o bicarbonato.
H+ (aq) + HCO3- (aq) ―> CO2 (g) + H2O (l)

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Ensino da química
















Os alunos quando começa a ver química no ensino fundamental ( 9º ano), começa a viaja em um mundo de muito conhecimento, para isso o professor deve fazer com que suas aulas possa ser a mais dimânica possivel.

"A ciência é uma construção completamente humana, movida pela fé de que, se sonharmos, insistirmos em descobrir, explicarmos e sonharmos de novo, o mundo de algum modo se tornará mais claro e toda a estranheza do universo se mostrará interligada e com sentido." (E. O. Wilson)

Para que assim eles possam descobri um mundo difenrete e cheio de conhecimento de uma forma mais agradavel. Por isso no dia 19/02/2010 levei a turma do 2º ano "A" e "B" para o laboratório para fazemos produtos de limpeza, foi um dia bem agradavel para todos e de um conhecimento muito grande.