Material
Balão pequeno.
Garrafa de vidro.
Dois garfos.
Lamparina de álcool.
Tripé.
Rede.
Compostos
Água.
Procedimento
1. Deita, aproximadamente, uma colher de água na garrafa vazia.
2. Aquece a água da garrafa, com a ajuda da lamparina de álcool. (o aquecimento da água pode ser feito num microondas ou no fogão com intensidade de chama baixa. Não sujeitar o vidro a temperaturas muito elevadas porque este pode partir)
3. Deixa a água estar, durante dois minutos, em ebulição. (a garrafa vai estar muito quente e cheia de vapor no seu interior, por isso tem CUIDADO!)
4. Com a ajuda de dois garfos, retira a garrafa do aquecimento. (CUIDADO com as mãos, o vidro está muito quente)
5. Com muito cuidado, para não te queimares, coloca o balão no gargalo da garrafa. (o balão deve ser colocado perfeitamente na vertical)
6. Agora, deixa a garrafa arrefecer ao ar ambiente. (se quiseres acelerar o processo, podes adicionar água às paredes da garrafa. Adiciona água aos poucos, porque a garrafa pode partir devido à variação brusca de temperatura)
7. No final, podes verificar que o balão é sugado para o interior da garrafa. (se o balão não for bem colocado, este pode arrebentar prematuramente)
O porquê?
Um balão a entrar na garrafa sozinho? Este resultado lembra o da experiência: "A lata que implode". Na experiência da lata, entretanto, a mudança de estados da água é muito brusca, enquanto que nesta experiência pode-se acompanhar a evolução da condensação do vapor, graças à variação menos brusca da temperatura e ao balão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário